Navegador

Rui Sá Pinto Correia

Nota biográfica

Nascido em 07.09.1962 na cidade do Porto.
Vive em Timor-Leste desde 2007, exercendo funções de assessoria para o Governo de Timor-Leste na organização de eleições e na preparação do processo de descentralização administrativa.
Viveu em Angola durante 14 anos e durante a guerra civil.
Presidente de uma ONG Portuguesa, dedica-se por mais de três décadas às causas humanitárias e de defesa dos direitos dos povos à sua autodeterminação. Neste particular e em referência a Timor-Leste desenvolveu desde muito cedo, ainda quando a questão Timorense era um caso esquecido nos aerópagos internacionais e junto da opinião pública, trabalho de sensibilização, promovendo a criação de uma rede de solidariedade no Sudeste Asiático, participando na Missão Paz em Timor (Lusitânia Expresso) e no Referendo de 1999.
Participou em diversas Missões de Observação Eleitoral da União Europeia, Governo Português e CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).
Na área do audio-visual frequentou diversas acções de formação de Fotojornalismo e Cinema Directo, tendo realizado algumas exposições fotográficas. Também na área literária realizou trabalho com obras publicadas.
Desde muito novo ouviu as histórias de aventura de Serpa Pinto, explorador que mapeara o hinterland Africano ligando as costas do Atlântico ao Índico, lendo todos os seus relatos e literatura de viagens e descobertas. A ansiedade de partir e conhecer outros povos, outras gentes e o fascínio da aventura e das grandes viagens aliado ao seu interesse pela história levou-o a correr mundo, sempre cunhando as suas iniciativas de ideais humanitários e de solidariedade.
Como característica do seu percurso de vida e da sua personalidade, na senda dos portugueses que pela primeira vez chegaram a Timor e de Magalhães, complementa essas duas facetas, neste projecto de circum-navegação do mundo.