O projecto Na Rota de Magalhães, é continuidade de um projecto maior que se interliga e compõe o objectivo de Circum-Navegação do mundo.
Numa primeira fase, na senda das navegações de quinhentos, Rui Correia, propôs-se e realizou, no quadro das Comemorações dos 500 Anos da chegada dos Portugueses a Timor, a primeira ligação directa por terra entre Portugal e Timor. A sua chegada a Lifau, Oe-cusse Ambeno, local onde desembarcaram os primeiros portugueses, viria a constituir um dos pontos mais significativos das comemorações oficiais a 28 de Novembro de 2015.
Timor-Leste, primeira nação do 3º. milénio, viveu na sua condição geográfica de Estado insular, durante muitos anos em grande isolamento, condição agravada pela imposição de obstáculos à livre circulação durante os 24 anos de ocupação indonésia. A viagem Lisboa-Díli 2015, pode, na prática, demonstrar e vencer esta condição de isolamento, provando ser possível a ligação de Timor ao mundo e aos mundos.
A primeira parte da circum-navegação Viagem Lisboa-Díli 2015, contou com o apoio de Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro da RDTL, Kay Rala Xanana Gusmão, tendo como patrono o Doutor José Ramos Horta, prémio Nobel da Paz, sendo realizada no tempo recorde de 58 dias, o que constitui um marco de referência e alcance internacional nas viagens em moto.
A Circum-Navegação, cumpre-se nesta segunda fase do projecto, pela viagem Na Rota de Magalhães.
Esta segunda fase da viagem pretende cumprir, em sentido inverso, o objectivo de tocar a todos os portos em que a armada de Magalhães aportou, na rota realizada, entre Sanlucar de Barrameda, Espanha e Mactan nas Filipinas. (Brasil: Baia de Santa Lucia; Argentina: Rio da Prata, Porto de San Julian, Porto de Santa Cruz; Filipinas: Ilha de Homonon e Limasawa).
A viagem tem partida de Mactan, na ilha de Lapu-Lapu, local em que na refrega foi morto Magalhães, passando por Sanlucar de Barrameda, Sevilha e chegada a Lisboa (Torre de Belém). Com esta, realiza o regresso não cumprido de Magalhães a Portugal, sua terra de origem.
Igualmente está prevista a participação nas efemérides das comemorações dos 500 anos da chegada da armada que realizou a circum-Navegação em Sanlucar de Barrameda e Sevilha, em 2022.
Calendário previsto de viagem
[ 26 de Jundo de 2020 ] Partida de Mactan nas Filipinas
[ 18 – 27 de Julho de 2020 ] Japão (Tóquio)
– Jogos Olímpicos
– Visita a Tanegashima (local a que primeiro chegaram os portugueses no Japão)[ 27 de Abril de 2021 ] Portugal (Lisboa, Torre de Belém)
[ 6 de Setembro de 2021 ] Espanha (San Lucar de Barrameda)
– Participação nas Comemorações dos 500 anos da chegada de El Cano
[ 8 de Setembro de 2021 ] Espanha (Sevilha)
– Participação nas Comemorações dos 500 anos da chegada a Sevilha

